unnamed-3

About

A premissa de criar ambientes que fujam da mesmice é um dos pilares fundamentais nos projetos de Marcelo Brito. Com assinatura única, o olhar apurado e experiente vem ganhando espaço em ambientes espalhados por todo o território nacional.

Procuro propor ambientes que tenham arte e uma história profunda em cada mobiliário escolhido”, define Marcelo, que ressalta que o resultado dos projetos do Studio tem um “quê de dramático”. O equilíbrio entre as composições fortes e uma ousadia de quem não tem medo de inovar – e reciclar – é sua marca registrada. “É preciso muito garimpo e se arriscar no uso de formas e disposições pouco assimiladas no Brasil”, conclui, que ao longo de anos de carreira, viu seu trabalho alcançar reconhecimento: em 2013, estreou um living completo na Mostra Black – uma das mais importantes e cultuadas exposições de arquitetura e design de interiores do mundo – colhendo elogios eloquentes. E a prova de que talento e originalidade se sobressaem a tendências efêmeras, em 2014 veio a consagração máxima com o Prêmio Olga Krell de Decoração, considerado o Oscar da decoração brasileira.

O Studio Marcelo Brito oferece um serviço extremamente diferenciado: ao contrário do que ocorre no mercado, o mote é realizar um atendimento 360º, no qual o cliente sempre pode contar, a qualquer hora, com atenção e auxílio personalizados. Marcelo Brito trabalha com o lema de que é possível tirar da prancheta grandes projetos no melhor esquema agência boutique, o que garante ao contratante ser sempre ouvido sem intermediários, gerando uma troca rara que resulta em projetos cheios de personalidade. 

Com vasto conhecimento em arquitetura e interesse ainda maior em design de interiores, seu currículo é amplo e, por esta razão, capaz de realizar, com maestria, projetos perspicazes para tempos que exigem originalidade.

O paulistano Marcelo Brito deu início a sua vida profissional muito antes de se aventurar na faculdade de arquitetura da URFJ, no Rio de Janeiro. Ele se recorda que, influenciado pelos pais, deu seus primeiros passos nessa direção ainda jovem, com cerca de 15 anos, o que tornou o curso universitário mera consequência em uma carreira que muito possui de aprendizado autodidata. Nessa idade, em seu primeiro estágio num escritório, ele já esboçava suas primeiras plantas. Aliado ao seu interesse por história da arte – que ele acredita ser fundamental na formação de qualquer profissional do décor, nunca mais parou de se aprimorar.

Durante o processo acadêmico, foi trabalhar como assistente de grandes escritórios de arquitetura, onde ficou até os 25 anos, época em que apurou ainda mais seu olhar e deu início ao seu voo solo.

Por instinto e por acreditar que devemos experimentar ir na contramão da massa, proponho aos clientes um estilo de decoração que pode ser definido como “Haute Décor”, equivalente à Alta Costura na moda”, explica Marcelo. É preciso reafirmar que os projetos, além de exclusivos, são capazes de atender a todos os estilos e qualquer desejo. “tenho um colorido muito sóbrio, mas que é tenso, denso e intenso”, rebate.

Juntando recortes inusitados, ele deixa sua marca peculiar sem impor aos clientes gostos pessoais, ou, como explica, “propondo apenas uma condição: que se saia do clichê”. Com a sensibilidade de estar sempre disponível para o cliente e ter uma equipe treinada, realiza sonhos de maneira muito mais ágil do que a que se vê usualmente. Por ter a arquitetura como arte suprema e estar antenado com outros tipos de arte – cinema, moda, fotografia, pintura, o clássico ou o contemporâneo, ele dispensa comodismos e pode ser dar ao luxo – e que luxo! – de construir ambientes livres de qualquer dogma e sempre abertos a muito ar fresco. Nada mais desejável.